Na atualidade é essencial a presença digital, independentemente do tamanho ou tipo do seu negócio, grande parte da jornada de compra do consumidor acontece no ambiente digital.
Mas na vida on ou off line, a sua marca é uma só. O motivo de sua existência e seus valores continuam sendo os mesmos, o planejamento da marca deve continuar coerente e ser consistente em todos os pontos de contato, usufruindo do alicerce construído com a estratégia digital.
O marketing digital começa nesse ponto, fazendo a gestão das ações de comunicação da marca nas diferentes plataformas na internet, mobile e outros meios digitais. Dirigindo estratégias com objetivos até semelhantes ao do marketing tradicional, como divulgar a marca e produtos, estreitar o relacionamento com o público e atrair novos cliente.
A diferença está na interação com a marca no ambiente digital acontecendo por meio do diálogo com o consumidor, que não é mais um observador passivo, ele conversa com a marca, cria conteúdo e questiona em tempo real. Portanto todas as ações devem ser pensadas considerando o engajamento, a permissão e o interesse do usuário.
O primeiro passo é escolher quais caminhos seguir, alinhar a sua estratégia de negócio e marca aos recursos digitais disponíveis, escolhendo aqueles que fazem sentido para seu público. O foco é preparar o ambiente na internet para contribuir com a necessidade do cliente e estar presente em cada etapa da jornada de consumo.
No mundo digital é possível segmentar o público com detalhes que farão o conteúdo aparecer apenas para as pessoas certas, criar estratégias de acordo com a interação do público e etapa da jornada, além de medir todo o resultado de forma mais efetiva.
É uma oportunidade para nutrir o consumidor com conteúdo relevante, pesquisando na fonte as preferências e objeções, orientando e engajando para o cumprimento da jornada de compra de forma mais significativa e direcionada.
Transformar o conteúdo em diálogo é o tão esperado engajamento e uma tendência são as comunidades, já estabelecidas nas redes sociais e que cresceram muito na pandemia. Formadas por grupos de interesse e colaboração, o conceito é um caminho para maior interação com o público. É possível disponibilizar conteúdos e conectar diferentes grupos, gerar engajamento ee a jornada do cliente são específicos de cada empresa, não há receita pronta, mas sim o alinhamento do planejamento de marketing contemplando de forma ampla todas as experiências possíveis de serem criadas para o consumidor. humanizar as relações digitais.
Lembrando que a estratégia, o público e a jornada do cliente são específicos de cada empresa, não há receita pronta, mas sim o alinhamento do planejamento de marketing contemplando de forma ampla todas as experiências possíveis de serem criadas para o consumidor.
